A história das caveiras e o rock dos anos 60

Se hoje adoramos qualquer acessório ou estampa de caveiras só por simpatia, no começo ela já significou muita coisa. E foi com a ascensão das bandas de rock dos anos 60 que surgiu a necessidade de uma identidade visual para aquele novo gênero que despontava; e os publicitários, fotógrafos, designers, ilustradores e toda a galera responsável por essa área começou a pesquisar o que poderia traduzir aquele novo som.

Foi então que uma caveira estampou o primeiro álbum da banda Grateful Dead (que até hoje é o seu rótulo), em 1965, com um sorriso desafiador e de deboche, comum às caveiras. Pronto, foi encontrado o melhor símbolo para o rock. Representando o exagero, o negativo, o perigo e a rebeldia, se encaixando perfeitamente com o inconformismo expresso na música.

Antes a caveira sobreposta a dois ossos era estampada em materiais nocivos ou venenosos. Era símbolo de força e coragem quando os vikings e os lombardos serviam o crânio dos inimigos mortos em combate para se vangloriar. A Jolly Roger (bandeira) dos Piratas Caribenhos mostrava o perigo real e mortífero da tripulação. Mas o significado mais bacana que quase ninguém percebe é que o crânio que vemos na caveira, é parte do esqueleto humano, representando àquilo que é imperceptível aos nossos olhos, a alma.

E daí vem grande parte da ideologia do rock: a possibilidade de mudança, de virar tudo pelo avesso e criar uma nova ordem mundial diferente da vivida na atualidade. Além do sarcasmo no sorriso constante da imagem, da simbologia do perigo e da rebeldia, há a manifestação de contracultura.

Agora fica mais explicado porque temos verdadeira paixão por esse aglomerado de ossos, não? E o legal é que a ideia se espalhou tanto que encontramos no mercado caveiras de todos os estilos para todos os gostos.

comentário(s) via facebookComentário via blog

15 comentáriosComentário

  1. Mike Hell

    Alguém notou ali no meio do texto, meio perdido, o trecho que diz “Nova Ordem Mundial”? Cuidado! Alguém sabe oq isso quer dizer? As caveiras nunca foram “satânicas”, mas a tal “Nova Ordem Mundial” segue a ideologia Luciferiana (que difere de Satanismo). Procurem saber mais à respeito… e cuidado com oq vocês lêem.
    Paz!

    Responder
    1. Mike Hell

      Saibam mais também sobre “Skull and Bones 322”, uma das primeiras “entidades” (ou sociedade!?) a usar a caveira nos tempos modernos. Não tem nada a ver com rock and roll e nem com igualdade 😉 O significado do símbolo está identificado nos ideais de quem o usa. Procure ver os ideais de cada grupo que o usa, e não o símbolo em si. Depende de oq o grupo que usa pensa, daí podemos entender oq eles querem simbolizar. Questionem-se! O inimigo nº1 do progresso (‘de que!?’) é o questionamento. E sem questionar nada, estamos progredindo a que mesmo? Nova Ordem Mundial? Pesquisem, leiam…
      Boa Sorte!

      Responder
  2. MIKAELLA XAVIER

    AMEI O SITE!!!!!

    Responder
  3. nicole

    de todos os sites q vi este foi o melhor

    Responder
  4. Letícia

    A caveeira é apenaas um simbolo de iguaaldade!

    Responder
  5. Valmir

    Para quem não sabe…a caveira era o simbolo da SS nazista que representava todo preconceito e racismo contra os judeus,cristãos em geral e outras raças que não fossem brancas puras,pois os nazistas queriam perpetuar na alemanha e no mundo o anti-cristianismo e implantar a religião antiga o paganismo.

    Responder
    1. Mike Hell

      Verdade, Valmir! Mas o Nazismo, se for estudado mais profundamente, mostra que foi apenas um grande ‘ensaio’ para o fim desta implantação paganista, que está por vir em breve, mas não mais com o Nazismo. A implementação paganista já começou (ou nunca deixou de existir) apoderando-se de símbolos das diversas religiões e credos. Sem falar na política… Mas enfim, LEIAM o livro “O Universo em Desencanto”, “O Livro da Lei” e comecem a descobrir onde vivemos.
      Boa Sorte!

      Responder
  6. Daniely Freitas

    Na minha opinião as caveiras não são nada de ruim, e não representam o mau… penso que é um simbolo que representa a igualdade de todos nos… afinal, embaixo de carinhas bonitas, somos verdadeiramente iguais!!

    Responder
    1. Letícia

      Concordo !

      Responder
  7. ca

    po sou evangelica ,i fui em uma das runiao(grupos de vida)com um brinco de caveira .a minha missionaria reclamo,disse n coisas,pelo fato de q eu sou de alguns ministerios da igreja.axu q a caveira n interfere………. IAI O Q AXAM Q DEVO FAZER?????????
    ME AJUDEM POR FAVOR.. CURT ROCK A POUCO TEMPO GOSTDE USAR CAVEIRA I N QUERO Q ELA FIQ DE FORA DO MEU GUARDA-ROUPA!!!!!!!!!!!

    Responder
  8. Eu adorei eese sity

    Responder
  9. eu adorei os aneis e adorei o vestido eu daria para minha namorada

    Responder
  10. adorei a matéria. realmente, nós da muóda amamos uma estampa de caveira.

    ;*
    thecatwears.blogspot.com

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *