Efeito Lana Del Rey: Fotografia com reflexo de água

Com o mundo da fotografia, os truques com iluminação sempre rendem belas e vastas opções de efeitos. Desde que foi lançado o clipe Blue Jenas da Lana Del Rey, fiquei de olho nesse reflexo com água e achei que seria um truque maravilhoso, interessante e fácil de replicar em casa. Esse reflexo acaba combinando com fotos mais melancólicas e um tanto sensuais por conta do jogo de luz e sombra muito delicado que ele cria mas você pode usar em diversas ocasiões.

Para conseguir esse efeito deixei como sugestão duas maneiras de fazer, manualmente usando reflexo de uma caixa acrílica com água como no clipe da Lana e com sobreposição de camadas no Photoshop.

Na Câmera

Com as fotos de making off de Blue Jeans podemos ver que o efeito de reflexo de água foi conseguido com a sombra de uma caixa de acrílico com água, assim o efeito fica mais forte e evidente. Mas, se você usar uma bacia com água como rebatedor para a luz, você também consegue essa sensação de luz trêmula da água. É mais uma questão de feeling e ir testando os pontos onde o reflexo destaca melhor.

No Photoshop

  • Escolha a imagem que deseja colocar o efeito e uma imagem de reflexo de água como essa ou essa.
  • Abra a imagem escolhida no Photoshop e diminua em 50 e 30% o Brilho e o Contraste (Image > Adjustments > Brightness/Contrast)
  • Cole por cima a imagem de reflexo de água e coloque em preto e branco. (Com a paleta de cores em com preto e branco: Image > Adjustments > Gradient Map)
  • Desfoque o layer da água em 5px (Filter > Blur > Gaussian Blur)
  • Altere o blend da camada para Color Dodge (para um resultado mais iluminado) ou Overlay (para um resultado mais opaco)
  • Diminua a o preenchimento do layer. Aqui usei 50%

tutorialfotografiareflexo

Gostaram do efeito? Ótimo para usar nas fotos de verão, não acham?

comentário(s) via facebookComentário via blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *