Fotografia de Verão: Lens Flare

Se tem uma coisa maravilhosa que o verão nos proporciona é esse sol incrível que pode castigar o nosso bem estar mas, em troca, rende as melhores fotografias da temporada. Sim, já sabemos que a luz do sol é a melhor iluminação para uma boa foto mas, agora, separei para vocês dicas e inspirações para fazer o melhor uso dela. Começando com o simbolo mais clássico da fotografia de verão, o Flare!

flarefotografia

Foto: Reprodução

Por mais que o efeito seja muito conhecido talvez vcê não esteja ligando o nome ao reflexo. Flare é quando o raio de luz entra pela câmera causando um estouro de luz na imagem. É um efeito mais poético do que Charles Bukowski e dá muito mais charme e vida para as fotos. Ele já foi evitado por muito tempo por ser considerado uma imperfeição já que interfere na visualização da imagem como um todo. Mas, se tem uma coisa que a gente já aprendeu nessa vida é que na arte não existe certo nem errado, apenas possibilidades.

Use o sol do fim da tarde

Nesse horário é quando você acha a melhor posição do sol. Antes disso é preciso tirar fotos mais verticais para conseguir enquadrar os raios do sol e isso rende outro estilo de foto que vamos falar mais a frente. O sol do fim de tarde vai render tons alarajados naturalmente para a sua fotografia. E também com um pouquinho de edição de cores é possível transformar os raios nos mais diversos tons que você quiser.

Fotografe manualmente

Quando a lente estiver apontando diretamente para o sol é possível que a sua lente tenha alguma dificuldade em achar o foco. Usar o foco manual garante a iluminação correta, aquela mesma que você quer dar para a foto sem deixar interferências indesejadas na sua imagem. Vá de manual também se for fotografar com o celular. Alguns aplicativos [como o VSCO e ProCam (conhece aplicativos de Android para fotografia manual? Deixe aqui nos comentários)] deixam que você selecione a abertura do diafragma, temporizador, balanço de branco e iso. Essa opção ajuda a ter mais domínio sobre o flare.

Teste bastante

Não tem jeito. Por mais que a gente selecione as dicas e tente aprender a teoria fotografia é pura prática e nesse caso é só jogando a câmera, ou o celular para o sol que você vai entender como o flare acontece. Então não fique tímidpo para tentar. Se joga na luz e faça o seu melhor

Aproveite a edição

Também é possível manipular o flare com a fotografia já tirada com filtros de aplicativos para o celular ou para o photoshop. Com o Lens Distortions é possível inserir o flare por cima de qualquer foto tiver no seu celular. No Photoshop você pode adicionar o flare como filtro abrindo a imagem desejada, e selecionando: Filtro >  Render > Lens Flare. Selecione o tipo e o tamanho do Flare e posicione na área desejada da foto. Lembrando que para o efeito ficar mais natural é preciso que o ponto seja adicionado na mesma direção da luz.

Usou as dicas e garantiu a melhor foto do seu verão? Poste nas redes com a #ParisdasFotografias para compartilhar os seus cliques comigo!

comentário(s) via facebookComentário via blog

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *