Personagens negras tão incríveis quanto todas deveriam ser

Em um momento onde temos clamado por representatividade, é muito gratificante ver pela primeira vez na história uma atriz negra ganhar um Emmy de melhor atriz e, tendo na mesma noite, outras duas atrizes negras ganhando prêmios pelo seu trabalho na tv. Nessas horas a gente se pergunta qual a porcentagem de personagens negras realmente relevantes nas séries. Aquelas que têm uma história própria, personalidade e que foram construídas com carinho. Independente de serem protagonistas ou não.

Iris West, The Flash

iriswest

Se tem um motivo para esse post existir, esse motivo é a Iris West, personagem de Candice Patton em The Flash. Faz pouco tempo que comecei a assistir a série motivada pela possibilidade de viagens no tempo (e uma leve insistência do namorado) que a história do Bruce Allen apresenta. Foi então que dei de cara com a Iris, que nos quadrinhos é ruiva caucasiana mas isso não impediu que na série ela fosse interpretada por uma mulher negra. E o melhor, a personagem é incrivelmente intensa, tem personalidade e não está alí só para servir de apoio para o Flash crescer como muitas personagens femininas acabam se limitando. Ela tem a sua história, seu trabalho, suas paixões, sua vida com seus namoros, acertos e desilusões igual a todo mundo e ainda ouvi falar que ela desenvolve como nenhuma outra tendo posicionamentos inspiradores diante das situações estranhas que a trama propõe.

Michonne, The Walking Dead
michonnewalkingdead

Não é só sobre a sua habilidade em matar zumbis, no alto de todo o mistério que Michonne mantém, tem uma história de uma mulher forte que aprendeu a lidar com essas situação apocaliptica de maneira inesperada. Ela tem uma trama só dela com uma história complexa que mostra preocupação do roteiro com a personagem e importância dentro da trama. Em séries onde tantos personagens são tão efêmeros é muito gratificante poder ver Danai Gurira dando vida a um personagem tão carismático e importante para o desenvolvimento da trama.

Olivia Pope, Scandal
oliviapopescandal

Bem, uma série com uma negra protagonista a gente não vê todos os dias. E em Scandal a vida pessoal da Olivia pode ser uma bagunça entre pais loucos, sequestros e relações amorosas com o presidente mas ela é a melhor pessoa para saber lidar com tudo isso e ainda é aquela que as pessoas chamam quando a sua vida pessoal está uma bagunça também.

Annalise Keating, How to Get Away with Murder
MichaelaPratt

Por último, mas nada menos importante. Porque se tem uma coisa que me chama a atenção em How to Get Away with a Murder, além de ter sido a série responsável por dar o Emmy a Viola Davis, é a diversidade absurda de personagens. Pesquisando a história da série lí que Annalise Keating é a personagem principal e ela é tudo que a gente espera de um protagonista de uma série criminal e mais um pouco. Ela faz de tudo para defender os criminosos mais perigosos, de pessoas que cometeram fraudes, incêndios criminosos a assassinatos tendo sempre o seu destaque na história.


Sim. Ainda é pouco e ainda é chato a gente ter que listar as personagens negras, femininas que se destacam nas séries de tv que a gente ama. Mas a gente espera que isso seja apenas um começo para vermos cada vez mais pessoas de todos os tipos ganhando destaque nas mídias porque coisas incríveis acontecem quando não existe uma supremacia de um único padrão de beleza. Eu sei que existem tantas outras mas essas são as que eu realmente admiro e que me inspiram de alguma maneira.

the-flash-e-uma-honra-interpretar-uma-mulher-negra-e-forte-na-tv-afirma-candice-patton-1

E vocês? Quais outras personagens vocês se identificam nas séries por serem fora dos padrões e gerar identificação?

comentário(s) via facebookComentário via blog

1 comentárioComentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *